11 - 14 de março de 2025

Bem-vindo ao

Ciclo de Palestras Haus Decor Show !

Pavilhão de Iluminação!

Junte-se a nós para uma experiência única no mundo do design de interiores e iluminação. Prepare-se para mergulhar em um universo de inspiração, inovação e tendências que irão transformar espaços e elevar o seu conhecimento.

20 e 21 de março

14h às 17h

Inscreva-se agora para as palestras:

Essa inscrição é referente apenas ao Ciclo de Palestras e será validada mediante ao credenciamento para as feiras Expo Revestir e Haus Decor Show.

VAGAS
LIMITADAS!

Certifique-se de se credenciar para as feiras Expo Revestir e Haus Decor Show para garantir acesso completo a todas as atividades e oportunidades oferecidas.

A Haus Decor Show inaugura, em parceria com o LEDforum e a L+D, o Pavilhão da Iluminação, espaço exclusivamente destinado às novidades de um dos mais fascinantes setores da arquitetura e decoração.

Além desse espaço que conta com 25 importantes expositores com soluções para as mais diversas aplicações de iluminação técnica e decorativa, a Haus Decor Show promove o Ciclo de Palestras nos dias 20 e 21 de março, com renomados profissionais do setor selecionados e pautados pela Revista L+D.

No primeiro dia, serão abordados temas relevantes para a prática profissional da audiência, passando pelos conceitos elementares da iluminação na arquitetura e pelo aprofundamento no conhecimento sobre a tecnologia LED e sobre as possibilidades de uso das fibras óticas nos projetos.

O segundo dia traz três grandes Lighting Designers para apresentar seus portfólios e conceitos em três tipologias de projeto de forte atuação do público da Haus Decor: iluminação residencial; iluminação comercial; e iluminação de espaços de saúde e bem-estar.

Serão seis palestras com muita informação e inspiração a partir de estudos de casos e conceitos que, certamente, contribuirão para a qualificação profissional do público participante e seu aprofundamento nos conhecimentos sobre o apaixonante (e complexo) universo da iluminação.

Thiago Gaya
Fundador do LEDforum e Publisher da Revista L+D  

Conheça os palestrantes

Antonio Carlos Mingrone

É engenheiro de formação, mestre e doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), onde lecionou a disciplina de Iluminação por 38 anos. Em 1993, fundou seu escritório de arquitetura especializado em luminotécnica, Mingrone Iluminação.

A empresa tornou-se referência no mercado de iluminação com mais de 4.500 projetos desenvolvidos, como o Hospital Vila Nova Star, Hospital São Luiz, Fleury e diversas clínicas de saúde. Além disso, foi responsável por grandes obras como os estádios Maracanã e Todasianz Parque, aeroportos de Natal e de Nacala (Moçambique), MASP, Pina Estação, shoppings centers do Grupo Iguatemi, complexo do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, mais de 40 estações do Metrô de São Paulo, entre outros.

Carlos Fortes

Diplomou-se em arquitetura no Rio de Janeiro, mas sonhava em trabalhar com cinema. O contato com a sétima arte o levou a entender que poderia trabalhar com a luz e, após se radicar em São Paulo, adentrou o universo de iluminar obras de arquitetura e interiores. Primeiro, trabalhou com Esther Stiller e Gilberto Franco, em seguida, desenvolveu carreira solo como titular do Estúdio Carlos Fortes, que completou uma década em 2022. Tornou-se uma das referências brasileiras do setor. Carlos também desenha produtos. Nesse meio-tempo, adaptou-se à mudança tecnológica ocorrida no setor, centrada na introdução do LED: se antes a preocupação era encontrar produtos com soluções técnicas adequadas para cada tipo de ambiente, o foco do projeto concentrou-se no desenvolvimento de ambientes mais flexíveis, humanizados e capazes de promover saúde e bem-estar aos usuários.

Junia Azenha e Ana Karina Camasmie

Ana Karina Camasmie é formada em arquitetura e urbanismo pela FAAP. Ingressou como estagiária no escritório Esther Stiller Consultoria em 2002, onde permaneceu até 2005, ano em que ingressou na equipe do escritório Foco Luz & Desenho.

Junia Azenha é formada pela Universidade Estadual de Londrina (PR) em arquitetura e urbanismo. Ingressou como estagiária no escritório Esther Stiller Consultoria, em São Paulo, onde chegou a atuar como coordenadora de projetos.

Em 2005, fundou o escritório Foco Luz & Desenho, que administra até hoje junto à arquiteta Ana Karina Camasmie.

Lu Guerra

É graduada em Arquitetura e Urbanismo, com pós-graduação em Master em Arquitetura e Iluminação e, há mais de 15 anos, trabalha como especialista em iluminação. Teve a oportunidade de trabalhar em lojas renomadas de iluminação e em grandes escritórios especializados. Lecionou a disciplina Luminotecnica no curso pós-graduação do IED de 2016 a 2020 e, além disto, participa de eventos e workshop como palestrante [Casa Cor SP, Talk Light, Expolux, High Design e lojas especializadas].

Vicente Scopacasa

É engenheiro eletrônico com pós-graduação em administração de marketing. Tem sólida experiência em semicondutores, tendo trabalhado em empresas do setor por 50 anos. Especificamente em LEDs, atua há mais de 45 anos em empresas líderes na fabricação de componentes, tanto no Brasil quanto no exterior, como fábricas no Vale do Silício na Califórnia (EUA). Membro da IES, atualmente é Diretor da ConsuLED, prestando serviços de consultoria na área de iluminação de estado sólido. É também presidente da SBLuz, professor em cursos de especialização e pós-graduação, coordenador de grupos do COBEI/ABNT nos segmentos de iluminação e automotivo, e autor de artigos técnicos para revistas especializadas, além de possuir artigos publicados pela SAE Internacional.

Wilson Sallouti

É especialista em iluminação com fibras óticas, atuando desde 1990 no Brasil. Participou ativamente do desenvolvimento de diversos produtos premiados pela ABILUX (Associação Brasileira das Indústrias de Iluminação) e dos principais projetos realizados com este material no mercado nacional e em alguns países da América Latina. Foi professor de pós-graduação em cursos de iluminação e design, e tem se dedicado a palestras, cursos e workshops sobre o tema, visando levar o conhecimento das possibilidades de aplicação desta tecnologia aos profissionais de arquitetura, iluminação e design de todo o país.

programação

20 DE MARÇO

Utilizar a iluminação como sua aliada é uma das melhores estratégias para apresentar e agregar ainda mais valor em seus projetos. Porém, sabemos que ainda existe uma grande dificuldade em entender os efeitos e treinar o olhar para iluminação. Por isso, nesta palestra, vamos compartilhar as melhores dicas sobre técnicas de iluminação para arquitetura e praticar o olhar com exemplos reais.

Com Lu Guerra

A palestra traz um breve descritivo da tecnologia e de como, cada vez mais, os LEDs estão fazendo parte das nossas vidas e ainda irão fazer parte no futuro. Serão apresentados os pontos mais importantes da utilização dessa tecnologia e a forma mais adequada.

Tópicos como benefícios e limitações da tecnologia, qualidade e confiabilidade de produtos, evolução do LED branco nos últimos 25 anos e uma visão do futuro da tecnologia serão abordados.

Com Vicente Scopacasa

A palestra mostrará como a tecnologia da fibra ótica se destaca no universo da iluminação, criando diferenciais para projetos arquitetônicos diversos, seja por demandas técnicas ou possibilidades estéticas. Veremos que, com inúmeros recursos de customização, a criatividade é o único limite para o uso desta poderosa ferramenta. Mais do que a valorização de espaços, ambientes e arquiteturas, será demonstrado que podemos causar significativas reações comportamentais por meio da interação das pessoas com as instalações luminosas a que se propõe utilizar.

Com Wilson Sallouti

21 DE MARÇO

Conhecimento técnico, sensibilidade e comprometimento com o resultado são fundamentais para o desenvolvimento de um bom projeto de iluminação. É com base nestes princípios que a Foco Luz & Desenho, escritório especializado na criação de projetos luminotécnicos, atua, desde 2004, nas áreas corporativa, comercial e residencial. A busca de resultados que conciliam qualidade estética valorizando a arquitetura, conforto visual e uso racional de energia são os principais objetivos das lighting designers Junia Azenha e Ana Karina Camasmie ao elaborar soluções para seus clientes.

Nessa palestra, Junia e Ana Karina tratarão da iluminação residencial: a luz pensada para uma moradia, seja na cidade, campo ou praia, deve acolher, permitindo todas as possibilidades de uso do espaço que se façam necessárias. O projeto de iluminação deve valorizar a arquitetura e nunca se sobrepor a ela, tendo como pilares a valorização dos espaços, bem-estar dos usuários e a economia de energia.

Com Ana Karina Camasmie e Junia Azenha

A identificação do público-alvo e do tipo de produto comercializado é o principal vetor da conceituação do projeto luminotécnico quando se trata de lojas, showrooms e shopping centers, cujo objetivo central é atrair clientes para realizar o maior volume de vendas. Assim, a iluminação tem papel tão importante quanto a arquitetura no sentido de seduzir o cliente e proporcionar a melhor experiência de compra possível.

Na palestra, o arquiteto e lighting designer, Carlos Fortes, abordará, por meio de seu vasto portifólio, as várias estratégias para despertar o interesse pelos produtos expostos, estimulando sensações que influenciam a decisão de compra.

Com Carlos Fortes

A luz é um elemento essencial para a nossa existência. É ela que influencia diretamente o equilíbrio hormonal, a regulação do ciclo circadiano e a síntese de vitaminas e hormônios importantes para a homeostase do corpo. Mais do que isso, atua significativamente em nosso humor, colaborando para a promoção da saúde, na modulação de funções fisiológicas e no delineamento de nossas emoções e percepções.

Em espaços de saúde, a luz ganha ainda mais relevância, pois atua como um catalisador para a recuperação. Nesses locais, a gestão ideal da luz, seja natural ou artificial, tem um papel fundamental na qualidade de vida de pacientes e profissionais no âmbito da saúde. A integração de conhecimentos provenientes de pesquisas em tecnologia de iluminação e o cumprimento de normas regulatórias são fundamentais neste processo. Além disso, a colaboração interdisciplinar entre médicos, biólogos, arquitetos, designers, engenheiros e pesquisadores potencializa a eficácia das soluções adotadas.

Com Antonio Carlos Mingrone

O que esperar:

Palestras Especializadas:

Renomados especialistas em design de interiores e iluminação compartilharão insights valiosos, tendências de mercado e técnicas avançadas para criar ambientes deslumbrantes.

Networking Exclusivo:

Conecte-se com outros profissionais do setor, troque ideias e estabeleça parcerias que impulsionarão sua carreira para novos patamares.

Por que participar:

Atualização Profissional:

Mantenha-se à frente adquirindo conhecimentos atualizados e habilidades práticas que atendem às demandas do mercado atual.

Inspiração Infinita:

Deixe-se inspirar por designs inovadores e soluções criativas que o ajudarão a criar espaços verdadeiramente excepcionais para seus clientes.

Oportunidades de Negócios:

Descubra novas oportunidades de negócios, faça contatos importantes e amplie sua rede de contatos profissionais em um ambiente propício para o crescimento e o sucesso.

Reserve seu lugar agora e junte-se a nós neste emocionante evento!

Não perca a chance de elevar o seu trabalho ao próximo nível no Ciclo de Palestras Haus Decor - Pavilhão de Iluminação.

Vagas Limitadas.

REGISTER NOW FOR THE LECTURES :