Renovar o ambiente através da pintura é um processo que traz vários benefícios além do embelezamento, como higiene, limpeza, proteção e saúde.
Pintar e renovar um ambiente, é uma excelente oportunidade para investir em uma nova decoração e explorar infinitas possibilidades de estilos, cores e tendências, dando asas à sua imaginação e deixando o seu ambiente, seja sua casa, a sua empresa, o seu escritório ou a sua loja muito mais bonita e atual.
Mas como renovar o ambiente através da pintura? Quais cores devo usar? O que devo saber antes de começar? Quais materiais eu vou precisar? Estas e outras dúvidas vamos esclarecer no decorrer dos 10 passos, confira!
- Pesquisar as Tendências
Hoje é muito fácil ter acesso a uma infinidade de informações através da internet.
Pesquisar em sites especializados dos fabricantes de tintas, que estão sempre inovando quando o assunto é renovação de ambientes.
- Escolher a Cor
A cor é um elemento fundamental na decoração. Na hora de definir o ambiente dê asas a sua imaginação. Cada cor tem um significado e na decoração desperta sensações diferentes. A escolha de uma cor clara ou escura pode dar a sensação de amplitude ou redução de espaço. Antes de pintar é aconselhável fazer um teste com a cor desejada, pois esta pode variar de acordo com a iluminação da casa e a textura da parede.
- Definir o tamanho do projeto
Nesta etapa é importante definir o que vai ser renovado através da pintura como: Teto, Paredes, Portas e Janelas para dimensionar as necessidades de materiais a serem utilizados.
Nota: O cálculo da área em m2 deve considerar altura x largura.
- Escolher a tinta certa
Na hora de comprar a tinta é importante ter em mente os tipos de superfícies.
A definição do ambiente externo ou interno, ajuda a tomar a melhor decisão.
As tintas “econômicas” são indicadas para ambientes internos, enquanto as tintas “standard” e “premium” são indicadas para ambientes internos e externos.
Certifique-se que a tinta comprada está dentro do Programa Setorial de Qualidade – PSQ.
- Corrigir e limpar a superfície a ser pintada
É fundamental a correção da área a ser pintada, seja alvenaria, madeira ou metais, para obter uma pintura durável e de qualidade.
Corrigir infiltrações, remover gorduras ou graxas com detergente, lixar a superfície com a lixa adequada para cada tipo: alvenaria, ferro, madeira.
Existem produtos específicos para cada tipo de material. A limpeza da superfície também vai garantir o bom resultado do trabalho.
Sempre que possível contrate um profissional.
FONTE: SINDICATO DA INDÚSTRIA DE TINTAS E VERNIZES – MANUAIS E CARTILHAS DISPONÍVEIS NO SITE – www.sitivesp.org.br