19 a 21 de março - 10h às 19h | 22 de março - 10h às 17h

MAR DE ESPELHOS

Créditos: Dani Leite

Ocupando o AquaRio, ponto de referência na região portuária do Rio de Janeiro, Meandros: Mar de Espelhos tem a beira da Baía da Guanabara e a reinvenção do porto carioca como porta de entrada. Inaugurada em junho, a instalação permanente é fruto de uma parceria entre Cebrace, Grupo Cataratas e Instituto do Vidro, com assinatura do escritório Cité Arquitetura.

A partir de tecnologias de imagem e som associadas às mais diversas soluções de vidros e espelhos, o projeto propõe um percurso de descobertas para seus visitantes. A criação se inspira em detalhes das construções humanas e naturais da cidade, como o reluzir das águas, o reflexo dos edifícios e os picos por trás da bruma de manhãs de inverno.

Cada uma das salas foi pensada segundo esses elementos da natureza, do folclore ou do vocabulário do brasileiro, sobretudo do carioca, traduzindo-os em sentimentos como calma, desordem, paz, surpresa, tormenta, entre outros. 

Partindo do ambiente Afluência, que une dois rios para seguirem juntos dali em diante, adentra-se um caminho de desvendamento do espaço, do corpo e da imagem. Em um caminho de reviravoltas, entremeado por uma seleção cuidadosa de som e luz, o visitante segue por Escarpas, Clareira, Iara, Meandros, Bruma, Ressaca, Marola e Cais. Em uma ordem de impacto e contrastes, cada espaço busca uma experiência de revelação única. 

Ao fim, após mil reflexos e fragmentos de si mesmo, o público se encontrará com seu outro. Os múltiplos espelhos denunciam a inevitável mudança: “ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio, pois as águas não são as mesmas, nem o indivíduo”. Pensado para provocar, Meandros: Mar de Espelhos instiga a pergunta: que mundo está ao nosso redor?

Meandros: Mar de Espelhos
AquaRio – Rio de Janeiro
aquariomarinhodorio.com.br


Revista L+D edição 85

Texto: Gabriela C Franco

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Mais notícias